15 de novembro de 2011

Filme: O Curioso Caso de Benjamin Button

Mark Twain certo dia expressou sua insatisfação ao perceber que o melhor da vida vem no início, quando ainda não estamos preparados, e o pior em seu fim. A partir desta constatação, o escritor F. Scott Fitzgerald escreveu a história em que foi baseado o filme O Curioso Caso de Benjamin Button. De um conto, o cineasta David Fincher fez nascer o longa de quase três horas de duração, que atravessa o século XX e entra no XXI tendo como pano de fundo a Primeira Guerra e a tragédia do Katrina.

A base da história é a do homem, vivido por Brad Pitt, que nasce com todos os problemas de um velho de 80 anos, e vai ficando cada dia mais jovem. À medida em que se torna mais experiente, seu corpo também adquire mais agilidade e vigor, permitindo que ele possa aproveitar melhor aquilo que aprendeu. No entanto, há muitas dificuldades no percurso. Primeiro pelas barreiras impostas pela sociedade a um idoso que tenta fazer novas descobertas. Além disso, há a questão de ele perceber que todos ao seu redor vão envelhecendo.

O grande ponto que o filme propõe é justamente este de que não há limite para nada. Não é porque Button tem a aparência e o vigor de um velho que ele se priva de suas vontades. O humor e as muitas ironias do filme tentam mostrar de uma forma quase didática que só não é possível aquilo que não se tenta, e que apenas estar vivo já é motivo de comemoração. Detalhes na narrativa deixam ainda mais fabulosa a história ilustrando quão mágica pode ser a experiência de se viver.

O caso mais exemplar, e mais cômico, do filme é o do homem que durante toda a sua vida foi atingido por sete raios, sobrevivendo a todos. Talvez esse fosse o destino dele, ser atingido por estes raios, ou sua sina. De qualquer forma, o personagem continuou sua vida, e continuou sempre avisando Benjamin Button e ao próprio espectador de que somos sempre atingidos por estes raios que nos derrubam, mas que depois de superados são apenas motivos de risadas.

Não por acaso, O Curioso Caso de Benjamin Button tem como base da narrativa a Primeira Guerra Mundial e o desastre causado pelo furacão Katrina, em 2005. Primeiro que o roteiro é escrito por Eric Roth, o mesmo que fez Forest Gump. Em ambos os filmes, a história fictícia é marcada pela real, e pelos acontecimentos históricos ou culturais, chegando neste caso até mesmo a reproduzir cenas de clássicos como A Um Passo da Eternidade, ou O Selvagem da Motocicleta.

Mas, antes de tudo, o fato de tragédias com milhares de mortos estar presente de forma tão marcante tem uma função muito além de apenas retratar um fato real ou mesmo prestar uma homenagem à cidade de Nova Orleans, destruída na ocasião do Katrina. Apenas episódios com a dimensão que teve estes dois fatos divididos por cerca de oito décadas é que poderiam explicitar o que é verdadeiramente a história de Benjamin Button. Mais do que uma simples fábula, o conto ou o filme é uma celebração à vida.


Fonte: http://verdadealternativa.wordpress.com/2009/01/15/o-curioso-caso-de-benjamin-button/

Nenhum comentário:

Postar um comentário